Coisas que ninguém te fala sobre morar em Abu Dhabi

Esta semana vi uma postagem em inglês no Facebook que dava 23 dicas sobre coisas que não falam quando você vai morar em Dubai.
Resolvi então escrever sobre coisas que não te contam quando você vem visitar ou morar em Abu Dhabi... algumas coisas serão idênticas, claro, mas tentarei comentar aquilo que vivendo a quase 7 anos. Espero que goste!

1) Sempre dizem que o calor é enorme, mas ninguém te conta que a humidade e a areia vem junto e em igual intensidade... Você sai do ar condicionado e seus óculos embaçam, você fica suada em nível meleca mesmo! É comum problemas respiratórios porque ninguém cobre o rosto ao sair na rua e com o tempo você entende o quanto é importante as vestimentas árabes. E a areia? Tempestade de areia chega sem aviso e se mistura com o calor e a humidade. Dica: se névoa é branca = agua no ar, se for avermelhada ou marrom =  areia no ar. Cubra o nariz e a boca ao andar na rua e previna-se de ficar doente.

2) Você precisa de licença para comprar bebida alcóolica SIM! Alguns estabelecimentos (não são muitos) não chegam a pedir, mas arriscar não é a melhor opção.

3) Você não pode tirar foto em locais públicos e postar na internet se outras pessoas aparecerem. Sim, isso é verdade... principalmente mulheres que andam cobertas. Você pode tirar fotos e selfies o quanto quiser, mas certifique-se que outras pessoas que não autorizaram você apareçam nitidamente nas fotos.

4) Camelos não tem em todos os lugares o tempo todo e apesar de ser deserto, você tem que viajar para encontra-lo.

5) Você gosta de passear na rua, levar filhos em praças? Mais ou menos de Agosto a Outubro isso é quase impossível devido ao calor e humidade... você acaba se tornando um frequentador de shopping fácil, fácil.... ah! E sabe as estrelas? Fazem 6 anos que não as vejo, só se acamparmos no deserto...

6) Visitar os Emirados e comer esfihas e kibes? Não é tão fácil assim não... Atualmente tem aumentado a oferta de comidas de outros países, mas estes não são pratos típicos daqui.

7) Malas e malas de comida brasileira porque em Abu Dhabi não vou encontrar.. é lenda!!! As únicas coisas que não tem ainda é erva de chimarrão (desculpa, mas as que tem aqui não dá!!!), farinha de mandioca (mas tem uma feita de pão, se não me engano) e massa de pastel. Então não se preocupe com a comida, aliás se você está vindo morar tem que se adaptar não é mesmo? Se você não sobrevive sem a comida, os costumes e a vida brasileira, então não vá morar em país algum que não o seu.

8) No Brasil nós trabalhamos, temos a possibilidade de sair na carreira e ter aumento de salário conforme  passar do tempo...aqui não. Você vai trabalhar no mesmo cargo (a não ser que troque de emprego) e ou vai receber o mesmo salário, mas vai ter os auxílios reduzidos ou seu salário será reduzido e seus auxílios também. Quer reclamar? Greve é proibida por lei (cadeia) e as opções que vão te dar são: aceita ou volta pro teu país.

9) dar uma volta no shopping leva no mínimo 2h, nunca menos e passear no supermercado é mais divertido que no shopping, pois alguns tem até 2 andares e você encontra tudo, desde comida a roupas, eletrônicos, lembrancinhas, eletrodomésticos, móveis, livros, dvds, jogos, etc... e poucos shoppings cobram o estacionamento, aqui a maioria é gratuita.

Como qualquer lugar que você vá que não seja da mesma cultura e costumes, é obrigatório uma adaptação ao meio e ela varia de pessoa para pessoa. Eu digo que é obrigatório pois se você se dispôs a morar em outro país e ele é que vai te dar casa, comida, estudos... porque falar mal ou agir desrespeitosamente?

Se você teve alguma experiência e gostaria de compartilhar, escreva nos comentários!



Comentários