Abu Dhabi PARA TURISTAS

 ABU DHABI - para turistas



Começo pedindo um favor...OLHE O MAPA!!!!Abu Dhabi NÃO É Dubai ok??

Resido em Abu Dhabi desde 2009 e portanto sinto-me a vontade para escrever sobre este estado/cidade.
Abu Dhabi é um estado dos Emirados Árabes Unidos, porém é um "bairro" também, a Abu Dhabi Island como chamam por aqui.

Muito arborizada, dotada de parques familiares disputados nos finais de semana, de shoppings, bares a beira mar e da linda Corniche, é um lugar maravilhoso para se viver.
Segura, sem criminalidade (pois a punição é severa) leva um tempo para se acostumar com a tranquilidade. 
Sem contar que para quem em filhos (eu tenho duas) é uma experiência incalculável pela diversidade cultural e pelo aprendizado das linguas (elas tem ingles, arabe, frances e até mesmo espanhol).

Sendo assim, resolvi detalhar um pouco de tudo sobre Abu Dhabi, criando um indice para você poder ler o que interessa, em cada topico. Aqui você vai ler sobre lugares que Abu Dhabi tem para se visitar e algumas dicas.
Boa leitura!

Indice:
1- Visto
2- Parques
3- Shopping
4 - Grand Mosque
5- Corniche
6- Heritage Village
7- Passeio no deserto
8- Culinária 


1 - VISTO (VISA)
Se você vem a passeio, tenha em mãos a cópia do passaporte, uma foto e a reserva da passagem. Depois veja qual tipo de visto se encaixa no seu perfil, pois existem muitos tipos e faça o seu. Abaixo estão listados os mais usados.

1- Visitante: Visa válido por 30 dias e que não pode ser renovado. Para solicitar este visto é necessário ser “patrocinado” por um indivíduo residente nos Emirados. Existem países que podem obter visa gratuito por 30dias. 

2- Turista: Brasileiros fazem o visto ao desembarcar, gratuitamente e é valido por 90 dias.

3- Transito: Emitido para viajantes que transitam pelos aeroportos dos UAE. Válido por 72 a 96 horas e deve ser patrocinado por uma companhia aérea, além de ser necessário obter a passagem com o próximo destino.
Atualmente os Emirados Árabes Unidos estão solicitando o seguro de saúde. Informe-se sempre!


2 - PARQUES
Existem muitos parques em Abu Dhabi – públicos, familiares e femininos, porém não estão na lista de pontos turísticos e no meu ponto de vista é uma perda muito grande, pois valem muito a visita! Todos são estrategicamente elaborados, modificando a paisagem desértica para um encantador tapete verde.

Conheci o Khalifa Park há pouco tempo e fiquei admirada com o que encontrei: amplos jardins, fontes, muito verde, uma feira anual maravilhosa, um museu e até um aquário! Os projetos de paisagismo e arquitetura são esplêndidos.

Ele também tem um parque aquático e outras novidades.

À primeira vista você não imagina que seu passeio será válido, mas surpreende-se pelo que vai ver lá. É um passeio educativo e chique, numa atmosfera entre seu imaginário e o real. 

Já os parques públicos e familiares ficam espalhados pela cidade, com lugares específicos para fazer churrasco (chamado aqui de barbecue), piquenique e até mesmo levar seus filhos para brincar nos elaborados brinquedos oferecidos. Existe até mesmo um parque das águas, onde entram somente as crianças com menos de 12anos e que funcionam até as 18h, totalmente gratuiro.

Não é incomum ver famílias inteiras confraternizando enquanto as crianças brincam livremente e sem preocupações. O ambiente é totalmente ao contrario do que se imagina... De deserto não tem nada!
Aqui um link dos parques que existem dentro da ilha:  http://www.adm.gov.ae/En/home/city.aspx

3 - SHOPPING
Os shoppings em Abu Dhabi são bem distribuídos pela cidade e tendem a serem competitivos, pois não há tantos impostos como no Brasil e com as datas comemorativas fazem promoções que causam alvoroço. Todos são extremamente agradáveis de visitar. Abaixo a lista de alguns shoppings:

Abu Dhabi Mall: Com 222mil metros quadrados, oferece mais de 220 lojas e uma praça de alimentação com mais de 40 estabelecimentos. Possui cinema e área de entretenimento familiar com um centro de boliche. Este shopping está sempre envolvido com eventos, como desfiles de moda e muitos outros. Site: http://www.abudhabi-mall.com

Khalidiyah Mall: Shopping agradável de visitar, mas a primeira vista pode lhe parecer um shopping voltado às mulheres. Possui cinema e o hipermercado Lulu. O ponto forte deste shopping é sua praça de alimentação. Seu horário de funcionamento é das 10am as 10pm, e nas quintas, sextas e sábados fecha as 11pm. Site: http://khalidiyahmall.com

Marina Mall Abu Dhabi: Um shopping com estilo e muito confortável e está passando por uma grande renovação. Possui uma fonte musical e  o hipermercado Carrefour. Em anexo há o Centrepoint que não pode deixar de ser visitado. Nas suas promoções é comum haver muitos produtos espalhados pelo chão e pessoas quase se acotovelando, por sua variedade (de sapatos, roupas, brinquedos até produtos de beleza e para casa) atrai muito o publico. Site: http://www.marinamall.ae

Al Wahda Mall: Inaugurado em 2007 é extremamente moderno e grande, com uma praça de alimentação extensa. Possui o hipermercado Lulu, cuja variedade de produtos atrai muitas pessoas e o supermercado Lulu está sempre cheio. Este é o único shopping com estacionamento que é pago (mas as primeiras 3h são gratuitas). Site: http://www.alwarda-mall.com

Madinat Zayed Shopping Centre e Gold Centre: É um marco histórico da cidade! Madinat Zayed é um centro comercial onde você encontrará preços baixos e ainda poderá pechinchar muito por produtos variados como perfumaria, roupas e tudo que é quinquilharia! Já o Gold Centre é um shopping que vende somente jóias em ouro 18k e ouro branco, com uma variedade incrível! Um faz parte do outro... É um shopping dividido em duas partes unidas pelo supermercado Lulu.


Mushrif Mall: Este shopping é muito gostoso de passear, pois possui ótimas lojas, sempre tem novidades no saguão de entrada, promoções, a praça de alimentação é bem diversificada e o estacionamento ou serviço de táxi é de fácil acesso. O que minhas filhas mais gostam dele é o elevador central, que passa por dentro de um aquário.


Yas Mall: O maior shopping de Abu Dhabi, localizado na Yas Island a 10min do aeroporto, possui vários estacionamentos, o supermercado Geant e uma variação muito boa de lojas. A praça de alimentação é bem variada e possui muitos cafés e restaurantes pelo shopping. Minha parte preferida é que ao lado fica o IKEA e o ACE! Site: www.yasmall.ae


4 - SHEIKH ZAYED GRAND MOSQUE
 http://www.szgmc.ae/
Considerada a maior mesquita dos Emirados, a Sheikh Zayed Grand Mosque (مسجد الشيخ زايد) possui mais de 22mil metros quadrados (equivale mais ou menos a cinco campos de futebol) e pode acomodar mais de 40mil pessoas. Seu fundador e primeiro presidente dos Emirados Árabes, Sheikh Zayed Bin Sultan AL Nahyan está enterrado nela.
Foram usados na sua construção: 28 tipos de mármore, pedras, pedras semi-preciosas, ouro, cristais e cerâmica e seu design final pode ser descrito como uma fusão do árabe, Mouro e Maghal.
Esta mesquita bateu recordes com o tapete desenhado pelo iraniano Ali Khaligis e feito a mão por mais de 1.200 artesões iranianos, que utilizaram 37 toneladas de lã e 12 toneladas de algodão, totalizando 5.600 metros quadrados de tapete.
Outro recorde é o candelabro importado da Alemanha, trabalhado em outro, prata e cobre, possuindo dez metros de diâmetro e quinze metros de altura.
A visitação é aberta ao publico, sendo restrito somente nas manhãs de sábado e quinta-feira e devem ser respeitadas as seguintes regras para que sua entrada não seja negada:

• Homens: não é aceito entrar de bermuda, regata e para entrar no salão de orações deve-se tirar o sapato.
• Mulheres: Não é aceito roupas justas, saias acima do joelho ou barriga de fora, nem roupas transparentes. Para entrar no salão de orações deve-se tirar o sapato e o cabelo e ombros devem ser cobertos por um lenço.
• Não são permitidos: alimentos, bebidas, fumar e atos íntimos, como beijar.
• No salão principal de orações não é permitido tocar no Alcorão ou nos elementos arquitetônicos.

Leia com atenção! Não é obrigatório aceitar a religião, mas é essencial respeitá-la e seguir as regras da casa que se visita.



5 - HERITAGE VILLAGE
Próximo ao quebra-mar, ao shopping Marina Mall e com vista para a Corniche, esta vila é uma reconstituição de uma tradicional aldeia oásis onde você pode ter uma visão do passado vivido por beduínos nômades que vagavam pela região a cerca de um século atrás.

Com tendas beduínas, reconstituições de casas, vilas de pescadores, canais de irrigação e muito mais, você fica fascinado por poder estar no presente e no passado ao mesmo tempo. 

O local ainda possui um Souq (mercado) com artesanato local com tudo que você possa imaginar – perfumes, roupas, ervas secas, temperos, sabonetes... E você ainda pode ter o contato com os animais, incluindo camelos, cavalos, cabras, etc.

Há também um restaurante, onde você pode descansar da caminhada e observar a Corniche (praia) e suas atividades.

Não deixe de visitar este ponto cultural. Você ficará fascinado com este museu natural ao ar livre.


O local é aberto ao público e funciona normalmente das 9h às 19h. Os horários mudam conforme a estação do ano e feriados.

6 - CORNICHE
Próximo do Shopping Marina Mall e do quebra-mar, a Corniche tanto é o nome da avenida (Corniche Road) quanto da praia. Para conhecer toda sua extensão você pode alugar bicicletas, karts ou scooters disponíveis ou sentar-se em locais apropriados, que oferecem bares diversificados e curtir o local, observando as impressionantes torres do centro de Abu Dhabi e os jardins paradisíacos.

A praia é equipada com banheiros femininos e masculinos, vias para caminhadas, áreas para nadar e também é palco de grandes festividades durante todo o ano. A parte para nadar é limitada com cercas flutuantes e bóias, pois a praia é área também de esportes aquáticos.

Para desfrutar da praia você pode escolher ficar na:

• Pública: Gratuita, de livre acesso, mas com restrições quanto a traje de banho e você divide ela com os trabalhadores da cidade que não tem a mínima noção... Em todos os sentidos, ao ponto de sentarem do seu lado e ficarem olhando diretamente para você, na maior naturalidade.

• Familiar: Custa em torno de R$ 5,00 (AED 10,00) por pessoa e R$ 2,50 (AED 5,00) por criança. Tem acesso limitado a casais com crianças e é equipado com brinquedos, banheiros, salva-vidas, guarda-sol e cadeiras para alugar, quiosques de alimentação e lugar para piqueniques. Aqui as mulheres podem usar biquíni sem problemas, mas poderá ser alvo de olhares curiosos mesmo assim.

• Turística: Custa em torno de R$ 5,00 (AED 10,00) por pessoa. O acesso é liberado para solteiros de ambos os sexos e é equipado como a praia familiar, com exceção dos brinquedos. O biquíni também é permitido nesta parte fechada, porém se estiver sozinha será alvo de olhares constrangedores e até poderá necessitar de auxilio dos seguranças.

Após muito sobe e desce e chacoalhar muito, você é levado até um acampamento, onde é aguardado com chá típico, camelos para passear, quadriciclos, sandboard...
Se você não curte praia, não se preocupe... Sentar-se a noite para fazer um lanche é tradição e imperdível.



 7 - PASSEIO NO DESERTO 

O passeio no deserto é uma experiência divertida e emocionante que inicia a tarde e pode-se prolongar até o outro dia. 


Você será levado por um veículo 4x4 até as dunas e neste momento você embarca numa montanha russa de areia indescritível, não há como não gritar!

Após curtir um belíssimo por do sol no deserto, irá começa o Buffet de comidas típicas, logo após um show de Dança do Ventre e em seguida são oferecidas as shishas.

Em alguns passeios é possivel solicitar acampamento e você poderá passar a noite e aproveitar o silêncio do deserto.

Há varias empresas que fornecem este serviço, pois são várias fazendas que possuem este espaço esperando pelos visitantes.


8 - CULINÁRIA

Um dos itens mais importantes quando se vai viajar é a comida. Sempre é bom informar-se antes para não ter surpresas, mas em Abu Dhabi isso não é problema. Todo shopping ou até mesmo em alguma esquina você encontra: Burger King, McDonald`s, Pizza Company, Pizza Hut, Chili`s, KFC e muitos outros fast foods conhecidos. 

Nos restaurantes fica apenas uma dica, tenha o cuidado na hora de pedir: "no garlic", se você não gosta de alho ou "no pepper" para a pimenta. E mesmo que você goste de pimenta, aconselho a pedir sem... porque provavelmente vai vir com... aqui ela é muito forte, mesmo para quem está acostumado e goste pois geralmente quem prepara é de uma cultura que come TUDO com pimenta, e MUITA pimenta!!!

Eu particularmente gosto do Libanese Flower (atualmente mudou de nome para Zahrat Lebnan), que serve comida libanesa e te em varias bairros, do café Briccó com a massa carbonara que fica dentro dos shoppings, do McDonald`s com o McArábia (tem em shopping e posto de gasolina) e de qualquer boteco que tenha sanduiche de shawarma de frango! Como é bom...sem pimenta, claro!
Comida e bebida em Abu Dhabi ou Dubai não é problema aliás, nos Emirados não é problema. Delicie-se!
E não deixe de comer um sorvete! Tudo aqui é diferente e delicioso!


APROVEITE O PASSEIO!
DEPOIS DEIXE SEU DEPOIMENTO AQUI!!!


http://www.instagram.com/tchenoexterior
http://www.youtube.com/tchenoexterior

Comentários